INTERMÍDIAS
Mídia, Arte e Literatura

Editorias

A revista Intermídias interage as várias mídias (arte, cinema, literatura, novas tecnologias, televisão, jornalismo) numa busca da opinião e do caráter reflexivo presente nos textos e nas obras.

A intermidialidade é o movimento e o devir, lugar de um saber que não seria mais aquele do ser. Ou então, lugar de um pensamento do ser, não mais entendido como unidade e continuidade, mas como diferença e intervalo.

Os autores são convidados a expressarem uma crítica sobre a sociedade e sobre o fazer e o pensar das idéias e das manifestações artístico-sociais em seu processo criativo e produtivo.

Aqui estão reunidos todos os textos editados e lançados pela revista entre 2004-2011. Abaixo estão os textos de apresentação de cada edição (zero à nove), as quais sempre contavam com textos para as seguintes editorias: Comunicação, Cinema, Artes e Literatura, além de Ensaios Visuais e Entrevistas.


LINHA EDITORIAL

Quando se fala em mídias, devemos pensar não somente em cinema, fotografia, rádio, jornal e tv mas também em literatura e artes. Elas são mídias, pois veiculam informação e reúnem todo um aparato social e cultural a sua volta.

A revista se divide em duas vertentes, a acadêmica e a jornalístico-cultural.

A vertente acadêmica prioriza os ensaios e artigos, onde possamos debater assuntos em voga, publicar nossos textos e conhecer os textos científicos e culturais dos nossos colegas, provocando assim o debate e o exercício intelectual. Incentivamos a indicação de textos voltados para o ensino, a aprendizagem e a preservação da memória de temas ou pessoas de reconhecimento público.

A vertente jornalístico-cultural não tem a preocupação da seqüencialidade, “tematicidade”, periodicidade ou mesmo quantidade, tem uma preocupação com o factual e o momento, como críticas de produções artístico-comunicacionais (livros, filmes, pinturas, etc), ou notícias. Elas serão publicadas à medida que forem chegando e sendo aprovadas pelos editores, seja no Blog Intermídias ou na edição regular da Revista podendo serem notas, notícias, etc.

A grande afinidade entre as duas vertentes é a presença da opinião, da informação e do caráter reflexivo presente nos textos e nas obras. Os autores são convidados a, sobretudo, expressarem não tão somente uma crítica sobre a sociedade e o seu meio profissional quanto sobre o fazer e o pensar das idéias e das manifestações artístico-sociais, ou seja, o seu processo criativo e produtivo.

A partir dessa distinção a revista tenta se caracterizar no que justamente tem a tendência de desaparecer no meio midiático-acadêmico e principalmente no jornalismo cultural contemporâneo: a crítica e a opinião. Assim todos os textos devem ser assinados e expressar as idéias dos seus autores, evitando ao máximo qualquer tipo de censura por parte da Intermídias, no tocante as idéias expressas por seus autores. Onde as pessoas possam expor suas questões acerca de qualquer assunto ligado aos temas gerais da revista: mídia e cultura.

Editoriais

  • Número zero
  • Número um
  • Número dois
  • Número três
  • Número quatro
  • Número cinco e seis
  • Número sete
  • Número oito
  • Número nove