Revista Intermídias

Ensaios Visuais
Mulheres em fotos: Um cenário de paz
Fotos: Edson Chagas
Texto: Nara Santana

Uma sala, uma pessoa, dois basculantes e uma grade por onde entra o sol. O personagem principal é o sol.

As pessoas: mulheres, ou melhor, duas mulheres.
Deitadas, entrelaçadas, tranqüilas.
Duas mulheres num momento de tranqüilidade e afeto.

Outra mulher. Deitada, lânguida, na expressão máxima da sensualidade feminina.

Qualquer mulher e um bebê.
O contraste das cores reforça o sentido e revela um outro lado da feminilidade: a maternidade.

Uma mulher e seu olhar. Um olhar perdido através da grade.
Nas fotografias de Edson Chagas realizadas no presídio feminino de Tucum no estado do Espírito Santo, a única coisa que não se vê é a violência. As fotos nos revelam MULHERES. Por isso, esqueçamos Michel Foucault e qualquer teoria sobre a violência. Esqueçamos o cotidiano. Afinal, durante muito tempo, e ainda hoje no imaginário social, violência é coisa de homem. Lembremos do lirismo e da poesia dessas mulheres, captados pela mágica de Chagas. Mulheres, retratadas em toda a sua afetividade, sensualidade e maternidade. Afinal, não seriam estes os melhores “atributos femininos”?

Novamente: a sala, uma pessoa, dois basculantes, uma grade e o sol.
A pessoa: uma mulher? A mão espalmada tenta proteger seu rosto? Tenta proteger a intimidade destas mulheres? Mas, o olhar intruso de Chagas, nos revela o que antes não queria ser revelado. Resgatando desta imagem, a feminilidade… o calor… e a luz.
Edson Chagas
Jornalista e fotógrafo. Em 2002 alcançou o primeiro e terceiro lugares no “Prêmio Capixaba de Jornalismo”. Publicou em 2003 o livro “Mulheres de Tucum”, fruto de oito meses de convivência num presídio de mulheres. Foi convidado recentemente para compor o “FotoRio 2005”. Trabalha para o jornal A Gazeta (Vitória, ES) e para outras empresas como free-lance.
Nara Santana
Jornalista e historiadora. Doutora em História Política e Social das Idéias pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Professora de História da Comunicação e Ciência Política nas faculdades Faesa e Cesv em Vitória, ES.